Escute a Rádio Poran. Clique aqui.

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

CORDEL NA BROWN UNIVERSITY


Vários autores de cordel têm suas obras catalogadas na Brown University. "antiga faculdade do sétimo nos Estados Unidos. Brown é uma organização independente, coeducational Ivy League instituição compreendendo de graduação e pós-graduação de programas, além da Alpert Medical School e da Escola de Engenharia.Com seu corpo de estudantes talentosos e motivados e professores realizado, Brown é um líder pesquisa universitária que mantém um compromisso especial para instrução de graduação excepcional. Confira no link, digite seu no nome em Search(busca). http://library.brown.edu/find/Discover/Results?lookfor=cecordel&type=AllFields

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

 NOVO ACADÊMICO NA ABLC

Aconteceu no último dia 18 de agosto de 2012, na Academia Brasileira de Literatura de Cordel- ABLC, Rio de Janeiro, a posse do poeta e radialista Guaipuan Vieira, que ocupa a Cadeira nº 19, tendo como patrono, o príncipe dos folcloristas do Brasil, Leonardo Mota. Guaipuan é piauiense radicado no Ceará. Foi responsável em 1987, na capital cearense, de um movimento de ainda anônimos poetas cordelistas pela retomada da literatura de cordel. Com esforços e com apoio da iniciativa privada e da Secretaria da Cultura do Estado, fizeram exposições de cordel e de xilogravura nas Galerias de Arte ASSEFAZ e Antônio Bandeira, com recitais de cordeis e apresentação de poetas repentistas. Com o sucesso, Vieira lançou a ideia de se criar uma associação, nascia o CECORDEL - Centro Cultural dos Cordelistas, e com esforços dos poetas aos poucos retomava em Fortaleza o costume de sua gente pela leitura do romance de cordel. Colégios se manifestavam com interesse em divulgar o cordel em sala de aula. A entidade implanta o projeto “Cordel Sempre Vivo”, com palestras e oficinas de cordel na rede pública e privada de ensino. Surgia novos poetas em Fortaleza e a partir da década de 90 entidades congêneres em todo o Nordeste.

DISCURSO NA ABLC
http://www.ablc.com.br/21_08_2012_posse_guaipuan.html

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Morre o escritor americano Gore Vidal

O escritor Gore Vidal, um dos gigantes da geração de autores americanos que inclui Norman Mailer e Truman Capote, morreu na terça-feira aos 86 anos.


Ler mais: