Escute a Rádio Poran. Clique aqui.

quarta-feira, 31 de julho de 2013


O DISCO VINIL CONTINUA VIVO

Ele surgiu na década de 50 nos Estados Unidos junto com uma revolução tecnológica. Aposentou os velhos, pesados e pouco práticos discos de 78 rotações. Estamos falando do Long Play - consagrado como LP ou o disco de vinil - que permitia ouvir, por lado, de seis a sete músicas.
Depois de anos de um império absoluto no mundo da música, tendo como companhia apenas a inofensiva fita k-7, o LP se viu diante da mesma evolução tecnológica que o trouxe ao mercado. No final dos anos 80, o mundo estava maravilhado com a tecnologia digital do CD.
Porém, passados 20 anos, do reino do CD e de outras mídias digitais como MP3 e MP15, o vinil continua vivo e rodando em muitos aparelhos. 
Se você é colecionador de disco vinil, envie sua história para  radioporan@hotamil.com


terça-feira, 30 de julho de 2013

Plebiscito: Não, não e não!

Por Dezinho Lemos(*)
  
1.  Esse Plebiscito vem somente com enganação como foi sempre o que fizeram, pode ser que eles queiram fazer a ditadura proletariada de Cuba ou Chavista. Porque no congresso os congressistas botam emenda e o joio entra e eles se perpetuam no poder.

2.Desarmamento geral, convoca-se o exército, a marinha e a Aeronáutica, cerca-se o País por terra, mar e ares. Além de tomar as armas, prendem-se os corruptos e se confisca tudo o que foi tirado do patrimônio da nação e dos particulares. Prendem-se também os criminosos; a derrama de sangue humano bradou o céu e Deus pede Vingança.

3. A maioridade da juventude não deve se baixar para os 16 anos, e sim para 14 anos, desde que o jovem infrator tenha um tratamento diferente. Ele irá estudar em um educandário agrícola, até alcançar a maioridade. Se ele fugir do local, aí sim, vai cumprir a prisão trancado.

4. Educandário Agrícola para colocar os menores abandonados e os menores carentes, que eles trabalhem de manhã produzindo seu próprio alimento e estudem à tarde. Neste educandário, criarão peixes e frangos em horticultura, vendendo o produto que sobra a fim  de comprar o resto que precisar para o pagamento das despesas.

5. Fazem-se os educandários agrícolas nas periferias das grandes e pequenas cidades, as UPAS devem ser transformadas em educandários agrícolas. Dentro das cidades, estas rodeadas de cimento, não da certo, pois não tem dinheiro que aguente e sem trabalho você cria malandro. Uma Administração não deve ser chefiada por políticos, eles irão deixar roubar, tem que entregar ao Exército, onde ainda se encontra alguém que zele pela pátria.

6. Cadê o Plano de Classificação de cargos? Que o ex-presidente Lula fez para ganhar a reeleição e depois de tomar a posse engavetou o mesmo? vamos cobrar 11 anos sem aumento para o funcionalismo público, o nível médio tem funcionário aposentado que está passando grande necessidade, uma pequena gratificação que o Presidente Lula deu a funcionário público, deu X para o nível superior que estão ganhando muito bem e o pobre do aposentado s´´o deu a metade, fazendo assim uma descriminação, que é crime hoje no País.

7. Os aposentados do INSS que ganham mais de 1 salário mínimo vem perdendo o poder aquisitivo e em pouco tempo estarão todos ganhando um salário mínimo, ele diz que é comum mas nivelado por baixo.   
                     
  (*)Pseudônimo de  José Lemos de Carvalho
   Jornalista, escritor, poeta, humorista e compositor.

ACESSE TAMBÉM: http://www.cecordel.com.br/
Envie seu texto para publicação na Rádio Poran

quarta-feira, 24 de julho de 2013

MORRE DOMINGUINHOS


                                

  Morreu na noite de ontem (23), o cantor, compositor e sanfoneiro Dominguinhos, seu  será velado até às 16h desta quarta-feira na Assembleia Legislativa de São Paulo, no Ibirapuera, zona sul de São Paulo, e depois seu corpo será levado a Pernambuco. A informação é de Guadalupe Mendonça, viúva do cantor.
Segundo Guadalupe, outro velório será realizado na Assembleia Legislativa de Pernambuco para que os fãs pernambucanos também possam se despedir do cantor. O enterro deve ocorrer na sexta-feira (26), mas ainda não há informações sobre o local. Dominguinhos morreu ontem, às 18h, em decorrência de complicações infecciosas e cardíacas, aos 72 anos, em São Paulo. O músico estava internado desde 13 de janeiro no Hospital Sírio Libanês, após ser transferido do Recife.
A morte foi confirmada à imprensa pela mulher do músico, Guadalupe Mendonça. O nome Dominguinhos foi uma sugestão de Luiz Gonzaga, que considerou que o apelido de infância, Neném, não o ajudaria na trajetória artística.
   Em 1957, aos 16 anos, fez sua primeira gravação, tocando sanfona em um disco de Gonzaga, na música "Moça de Feira", de Armando Nunes e J.Portela.
No mesmo ano, em viagem ao Espírito Santo, com Borborema e Miudinho, formou um trio, batizado de Trio Nordestino.

segunda-feira, 22 de julho de 2013

ANIVERSÁRIO ESPECIAL  



Era domingo, 21 de julho de 2013. O céu da cidade de Fortaleza era de noite enluarada. A rua Gonçalves Dias, no Parque Araxá, na grande Parquelândia próximo da Paróquia de Santo Afonso, conhecida popularmente por igreja redonda, estava em festa. Era uma data especial para um de seus moradores. Lá em uma das casas de alpendre, via-se a movimentação de amigos e familiares. Ao longo da sala grande, logo avistava em uma cadeira de balanços, com sorriso no rosto, a aniversariante. Seus olhos vivos, audição afinada, trajes elegantes, o que nunca arredou mão, observava os filhos, netos e convidados que chegavam para abraçá-la. Acompanhava atentamente a movimentação daquela gente. Prosava com todos! Aquela noite foi curta, a expressão de uma vida prolongada sobre as  bênçãos divina, encantava a todos. Afinal comemorava seus 91 anos marcados de experiência de vida, de conhecimentos, haja vista que vivenciara fatos que descreveram parte da história desse esplendoroso Brasil.  Essa personagem a quem tanto me orgulho é minha mãe, Maria José Sousa Rodrigues. (Guaipuan Vieira)