Escute a Rádio Poran. Clique aqui.

sábado, 16 de junho de 2012

RÁDIO PITAGUARY 22 ANOS NO AR

O Ceará, ao longo dos anos, vem se destacando, em diversos municípios, com a implantação de novas emissoras de Rádio, enriquecendo o meio informativo de cada cidade, através desse veículo de comunicação rápida, importante para o dia- a- dia dos ouvintes.

O município de Maracanaú pertencente à Região Metropolitana de Fortaleza e o maior centro industrial do Estado. Situado a 18 quilômetros do Centro da Capital, também tem sua história marcada na radiofonia cearense. Em 1990, o empresário do ramo agropecuário em Maracanaú, Roberto Pessoa, que fez dessa terra seu berço natal, voltado às questões sociais e vocacionado pela informação, com intuito de bem servir àquela comunidade, fundou a Rádio Pitaguary – AM, na frequência de 1340 KHZ, inaugurada no dia 13 de junho daquele ano. Um projeto audacioso para a região. O marco desse empreendedorismo partiu do tio, José Pessoa de Araújo, que fora presidente do sistema Uirapuru de Rádio, por muitos anos. A Pitaguary no decorrer de sua trajetória, com uma excelente programação, destacando-se pela prestação de serviços à comunidade, conquistou uma maior abrangência firmando uma grande audiência. O que é praxe das emissoras em Amplitude Modulada (AM), o áudio se propaga pelas ondas hertzianas, independente de potência dos transmissores, permitindo longitude. É obvio que alguns watts a mais garante aos ouvintes uma qualidade de som superior. Dessa forma, vai conquistando ouvintes entre rincões do globo terrestre. O rádio em todas suas frequências continua importante pela rapidez e agilidade de processar uma informação. Nesse entretenimento, ele é o jornal, a escola para muitos, o animador, o mestre, a esperança e consolação dos aflitos. Ele, ao longo dos anos, também acompanha adaptações da era moderna e, a partir de 1996, muitas emissoras passaram a veicular a programação on-line. Em breve a radiofonia brasileira entrará na era digital, e com essa nova tecnologia obtém-se a melhor qualidade de som. Mas o rádio continuará esse do dial, que através dos quilociclos, sintonizamos com um simples rádio de pilha a emissora desejada e o programa preferido.

Guaipuan Vieira
Da Equipe de Locutores da Rádio Pitaguary
Poeta e graduado em História

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Curiosidade

Vênus talvez tenha um interior quente, mas não dispõe de um movimento rotacional que faça desenvolver um campo magnético.


Nos primórdios da formação do sistema solar o planeta Vênus sofreu uma 'trombada' com um corpo de grande massa, talvez um asteróide ou meteorito que abriu uma imensa cratera no local da colisão.

Esta cratera é visível em um dos lados próximos ao equador.

Mas por infelicidade, esta colisão fez o planeta parar com seu movimento de rotação e por conseguinte perdendo seu movimento, perdeu seu campo magnético.