Escute a Rádio Poran. Clique aqui.

quarta-feira, 15 de maio de 2013



Publicamos DIÁLOGO CABOCLO, poema popular do consagrado poeta Guaipuan Vieira. Foi escrito em 1976, na capital piauiense, seu torrão natal. Em fevereiro de 1978 mudou-se definitivamente para Fortaleza, onde conquistou seu espaço cultural. Participou a piore do Clube dos Poetas, na Casa de Juvenal Galeno. Teve oportunidade de prosar com grandes autores, como Raquel de Queiroz, Cândida Galeno (Nenzinha), Alberto Galeno, Patativa do Assaré, Padre Vieira, entre muitos consagrados nomes da nossa história. Nos anos 80 Guaipuan esteve à frente de um Movimento de poetas populares (cordelistas), oportunidade que lançou com apoio da Galeria de Arte ASSEFAZ, do Projeto Rondon, da SECULT e Casa do Cantador, a 1ª Exposição de Cordel e de Xilogravura, com a apresentação de poetas repentistas(violeiros e emboladores), e recital de cordel. Esse  exposição perdurou 6 anos, percorrendo Galerias de Artes de Fortaleza.  Nascia o CECORDEL. O poema:

-Boa noite, meu cumpade !
Cuma tá vossamincê ?
-Eu vô só cá vida véa,
Lutando mode vencê.
-E, rãincê, o que qui conta
do sertão que nos encanta ?
-Si, oiando a beleza
qui o sertão do Piauí
mosta a gente com franqueza !
neste chão rico e belo,
eu lhe afirmo,seu moço,
diante deste coloço,
me ajuêi, adoro e zelo.
Como é lindo de si vê
as noitadas de luá :
veje a lua vim saindo,
cus lençó de luz se abrindo,
de seus rái qui vem se rindo,
mode os cristão sianimá !
Além disso, meu cumpade,
Piauí é terra boa !
Tudo aqui qui a gente qué
si acha com facilidade
qué no campo ou na cidade
sincontra tudo... Pois é...
Purisso sinto no peito
o coração satisfeito...
com meu lindo Piauí !..
Assim lhe afirmo,seu moço,
diante deste coloço
eu nunca saio daqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário