Escute a Rádio Poran. Clique aqui.

quarta-feira, 17 de junho de 2009

Poeta Guaipuan Vieira lança folheto na Universidade Católica
de Fortaleza

No intuito de atrair cada vez mais leitores, a Biblioteca José de Alencar, da Faculdade Católica do Ceará, oferece diversas atrações mensalmente. Dia 10 de junho, a programação contou com a exposição de cordel, em parceria com o Centro dos Cordelistas do Nordeste - CECORDEL e da importante palestra do poeta Guaipuan Vieira, oportunidade na qual fez o lançamento de seu mais recente cordel: A PELEJA DE SÃO PEDRO COM SÃO JOSÉ FAZ O SERTÃO VIRAR MAR.
Guaipuan, é presidente e fundador da CECORDEL, e membro da Academia Brasileira de Literatura de Cordel –ABLC.
Conforme a bibliotecária chefe Genir França, “o objetivo dessa exposição é divulgar a cultura nordestina, bem como o setor de história e de cultura da Região que está disponível em nossa Biblioteca”. Para terminar, ela deixa um conselho: “Tenha a leitura como uma forma de lazer, e não só como atividade”.
O palestrante poeta Guaipuan focalizou pontos importantes do folheto de feira: “A Literatura popular em versos impressos em folhetos – a Literatura de Cordel – continua viva no interesse do povo”.
“Enquanto vínculo de comunicação registra e divulga os acontecimentos de repercussão na comunidade, como a particularidade de ser natural e intuitiva a seleção dos fatos que dão origem aos poemas. Na verdade não há ação classificatória por parte dos poetas porque as ocorrências revelam-se importantes na correspondência do interesse coletivo”. Acrescenta Guaipuan que visto por esse ângulo, “temos, nos folhetos de cordel, o mais rico documentário do universo nordestino, sua história, seu cotidiano. Rico porque simples na forma de narrar, autêntico na apresentação dos elementos formadores da cultura regional e vasto na abordagem temática”. -Rádio Poran

Nenhum comentário:

Postar um comentário